Fonte da imagem: Facebook do Ministério da Educação
No último dia 25/09/2015 foi disponibilizado no site do MEC um texto com as primeiras pinceladas acerca do Curso de Especialização em Educação na Cultura Digital, iniciado no segundo semestre do ano de 2014 e fruto da parceria do MEC com a UFSC. No texto em questão são apresentadas apreciações breves de gestores e coordenadores envolvidos no processo.
Um dos trechos do texto que pode ser destacado refere-se à opinião de Rose Cerny, coordenadora de projetos institucionais de Educação a Distância, do Núcleo Multiprojetos de Tecnologia Educacional da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC):
Para Rose, a cultura digital precisa ser reconhecida pela escola, com a incorporação das tecnologias ao currículo, como recurso pedagógico que favoreça o processo de ensino-aprendizagem. O uso pedagógico das tecnologias, associado ao conteúdo especifico de cada disciplina do currículo, segundo a professora, é um dos maiores desafios. Outro é a formação inicial e continuada dos educadores. (BRASIL, MEC, 2015).
Percebe-se que há necessidade de aprimoramento teórico-prático em relação à mediação didático-pedagógica apoiada pelo uso das TDICs. Este aprimoramento requer comprometimento coletivo por parte dos professores, políticas públicas e sistemas educacionais. Embora tímidas, as iniciativas estão ocorrendo. Tomara que alcancem maior dimensão e causem bons efeitos.
Penso que já estão esgotados os discursos sobre a falta de estrutura das escolas e a fragilidade da formação docente. Uma vez que já sabemos desta realidade, acredito que agora é o momento de arregaçarmos as mangas e avançarmos em busca de processos de ensino-aprendizagem inovadores que favoreçam a qualidade da educação escolar.
Para acesso ao texto na íntegra, clique no link abaixo:
Para saber mais sobre o curso, o link é:
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