quarta-feira, 30 de julho de 2014

Hand Talk - Tradutor para Libras


De acordo com a Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002, a Língua Brasileira de Sinais (Libras) é "...  a forma de comunicação e expressão, em que o sistema linguístico de natureza visual-motora, com estrutura gramatical própria, constituem um sistema linguístico de transmissão de ideias e fatos, oriundos de comunidades de pessoas surdas do Brasil.". (BRASIL, 2002).

Apesar do seu reconhecimento legal e de ser uma das línguas mais faladas, as iniciativas voltadas para o seu aprendizado e uso não é tão evidente nos contextos onde há pouca presença de pessoas com deficiência auditiva.

A comunicação é um direito de todos e equivale, dentre outros aspectos, a um processo de compreensão mútuo e bidirecional. Tomar conhecimento das estratégias que favorecem esse processo é uma maneira de contribuir com uma sociedade realmente inclusiva. E fazer uso das modernidades tecnológicas a favor disso contribui com o ideal de sermos usuários e não consumidores desses recursos.

Diante disso, para quem se interessa em se familiarizar com a Libras, bem como fazer uso dela, a dica é o software Hand Talk, "Eleito o melhor aplicativo social do mundo pela ONU, o app Hand Talk traduz conteúdos para a Libras, Língua Brasileira de Sinais, que facilita a comunicação entre surdos e ouvintes.". (GOOGLE PLAY, 2014). É um aplicativo de fácil uso que permite a tradução via voz ou texto. 

Para quem se interessa, segue o link para download do aplicativo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário sobre a postagem!!!