quarta-feira, 30 de julho de 2014

Brainly - Rede social de estudos


Uma navegante que passou pelo nosso blog aproveitou a oportunidade para nos  fazer o favor de apresentar-nos o Brainly. Conhecem?

Em tempos de ascensão de redes sociais passam a ser comuns as iniciativas que aproveitam o potencial das TDICs a favor dos processos de ensino-aprendizagem, por parte de professores e alunos. Para quem não acredita na capacidade que a faixa etária jovem pode ter para aprender de maneiras não tradicionais, precisa dar uma passeada por este site.

Aqui os usuários, fisicamente distantes, têm o objetivo geral de socializar dúvidas em relação a alguns conteúdos e, consequentemente, ajudar uns aos outros. Dessa forma, a dinâmica de uso da rede não tem um tratamento sistemático, do ponto de vista didático-pedagógico, mas pode contribuir com fatores, como autonomia, colaboração, pesquisa, comunicação, dentre outros.

Com relação às ajudas oferecidas há uma ranking que vai do título de principiante a gênio, e atribuição de pontos de acordo com o nível e a quantidade de respostas. Pelo pouco tempo que naveguei pela rede para conhecê-la, vi que ela é sempre "movimentada" e as interações não demoram muito para ocorrer.

É um exemplo que nos faz refletir sob diferentes perspectivas... Isso já é bom! 

Enquanto profissionais da educação, pensemos: o que poderíamos explorar deste recurso e até propor como melhora? Qual é o perfil dos nossos alunos e, em função disso, qual deve ser o nosso? Como pensar a EaD como modalidade que tem sido, cada vez mais, ESCOLHIDA por uma quantidade expressiva de pessoas? Que tipo de usuários desses recursos devemos ajudar a formar e como fazer isso?

Conheçam o Brainly e reflitam sobre isso. Afinal este é só mais dentre vários outros que já existem e continuam a ser rapidamente desenvolvidos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário sobre a postagem!!!