De
acordo com a matéria, de Schuler (2014) publicada na página do Terra
Educação, o uso pedagógico das tecnologias digitais de informação e
comunicação (TDICs - prefiro chamar assim ao invés de TICs ou NTICs)
pode favorecer um futuro promissor para os processos de ensino
aprendizagem.
Inovação
é um termo em destaque na matéria. A palavra, apesar de parecer moda
nos dias atuais, sempre foi (ou deveria ser) condição sine qua non
na educação, conforme é possível perceber ao retomarmos algumas
literaturas da área. Penso que é importante ressaltar que a inovação
está nos processos e nas relações, enquanto que os recursos podem apoiar
ou não, dependendo da condução humana.
Outro
aspecto relevante na discussão é a questão do aluno enquanto centro das
atenções. Acho que muitos retrocessos na história da educação se devem
ao fato das polarizações. Para mim, professor e aluno são autores e
atores do processo.
Também
me inquieta o uso do artigo O para mencionar A EaD. No contexto
educacional esses detalhes, apesar de parecerem simples, permeia a
concepção pedagógica que se tem e, possivelmente, as práticas adotadas
em relação aos processos de ensino-aprendizagem. Nesse sentido, acredito
que falar de A Educação a Distância (e não O Ensino a Distância), é,
para mim uma forma de concebê-la como modalidade que não privilegia só o
ensino (professor), mas um processo chamado educação e que requer
vários outros fatores que não só o ensino.
Confiram a matéria na íntegra:
http://noticias.terra.com.br/educacao/educacao-do-futuro-tera-banda-larga-gratuita-e-drones,e8d99d1dbea67410VgnVCM4000009bcceb0aRCRD.html
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