segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Temos, de fato, uma política de educação inclusiva?

Após assistir ao vídeo que socializo com vocês a seguir, vários questionamentos me afetaram... Questionamentos que me fizeram respatar toda a minha vivência acadêmica e profissional. Sou uma professora de todos/as? Estou preparada, na prática, para atuar em prol da inclusão? Tenho competência para driblar as adversidades da realidade escolar a favor da inclusão dos meus alunos? O que preciso fazer para me aprimorar e não errar com meus alunos nesse sentido?

Uma vez questionei uma colega de trabalho sobre como era a relação dela com uma aluna de quinto ano, surda e muda e como esta interagia com os alunos. A colega me respondeu que se comunicava muito pouco com a aluna, pois não dominava a linguagem de sinais e que a aluna estava ali mais para socializar do que para aprender conteúdos. Minha pouca experiência com esse contexto ainda me causam certa indignação acerca desse e de outros fatos que já presenciei e ouço falar.

E você? Alguma consideração a respeito?


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário sobre a postagem!!!