Quando nos deparamos com discussões acerca do uso das TICs na educação, diversos aspectos merecem nossa atenção enquanto educadores, como público, contexto, ambiente, adequação, validade, efetividade etc. No que se refere, especificamente, à pré-escola percebe-se uma divisão de opiniões quanto à necessidade e benefícios do computador.
Na edição de número 238, a Revista Nova Escola traz uma reportagem, resultado de uma entrevista com especialistas que responderam questões relativas à inclusão do computador de maneira adequada na pré-escola. De maneira geral, a mensagem passada é utilizar o computador na perspectiva da "pedagogia com os meios", ou seja, o computador é um elemento do mundo da criança, portanto não pode ser excluído, mas deve ser explorado a favor das especificidades da faixa etária em questão.
Deve-se explorar o lúdico por meio dos jogos e brincadeiras, atividades coletivas, iniciar os primeiros contatos com a escrita, desenhos e até em pesquisas. O prncipal é desviar o foco da aula de informática para a aula com a informática. Confira o conteúdo da reportagem na íntegra: Nova Escola - 13 perguntas e respostas sobre computadores na pré-escola.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui o seu comentário sobre a postagem!!!