quinta-feira, 7 de fevereiro de 2019

Canal USP - Sobre ética, educação e tecnologia

Fonte da imagem: https://www.youtube.com/playlist?list=PLAudUnJeNg4vAEMsAlEM35quOnIhaRplx

Há um canal da USP no YouTube no qual estão disponíveis videoaulas referentes a várias áreas do conhecimento:
https://www.youtube.com/channel/UCN1ihdoKXeixzYi7Hyp4WwQ

Na área de Educação há vários vídeos com aulas expositivas ministradas pelo Prof. Nilson José Machado, as quais estão agrupadas no link "Tópicos de ética e educação" que pode ser acessado por meio do seguinte endereço:

Dentre as temáticas abordadas neste tópico estão "Das técnicas às tecnologias" (aula 8, partes 1, 2 e 3) e "Autoridade e autoria em ambientes impregnados de tecnologia" (aula 14, partes 1, 2 e 3). Muitos e relevantes aspectos são problematizados pelo professor os quais podem nos ajudar a pensar e utilizar as tecnologias digitais com compromisso pedagógico.

Compartilho aqui algumas apreciações em forma de questionamento a fim de despertar nos leitores deste post o interesse em assistir aos vídeos na íntegra:
  • Qual a diferença entre técnica, técnico e operário? Em que medida estes aspectos estão e devem se fazer presentes em nosso dia a dia?
  • Como os meios e fins devem ser pensados no processo de ensino-aprendizagem?
  • De que maneira a adoção de livros didáticos e de computadores nas escolas pode prejudicar o trabalho pedagógico?
  • Quais benefícios e desafios as tecnologias digitais podem trazer para a EaD?
  • Consideradas as reconfigurações de tempo, espaço, ideias e processos influenciadas pelas tecnologias digitais, o que podemos chamar de autoria?
Penso que é válida a sugestão do Prof. Nilson de sair para tomar um chopp após as reflexões. Uma boa dica para ajudar a saborear o tema.... #FikDik

Um comentário:

Deixe aqui o seu comentário sobre a postagem!!!