quinta-feira, 16 de junho de 2011

Tecnologias Assistivas (TAs): urgentes e necessárias

Estou realizando um curso a distândia, de formação continuada para professores, de TICs acessíveis. O mesmo é ministrado por uma equipe de profissionais da UFRGS. Tem sido uma experiência que tem somado ao meu ofício, bem como ao meu crescimento pessoal. Confesso que tenho me deparado com certas dificuldades com relação a algumas atividades de campo em virtude de limitações burocráticas que permeiam as paredes das escolas. Porém, tais obstáculos não afetam a minha continuidade do curso e nem mesmo a relevância do mesmo para mim.

Assim como a minha postagem anterior, essa também é resultado e reflexão de uma das atividades que realizei no curso em questão. No momento quero socializar algumas fontes que foram exploradas sobre acessibilidade na web. Nos foi apresentado o site www.acessodigital.net, no qual tivemos o prazer de tomar conhecimento do vídeo "Acessibilidade Web: Custo ou Benefício?". Nos foi apresentado também dois sites que são programados para realizar uma avaliação automática de outros sites com relação à acessibilidade de PNEs: www.dasilva.org.br e www.sidar.org/hera.

Especificamente sobre o vídeo, conforme intervenção que realizei no fórum do curso, é uma abordagem que afeta e faz refletir quem explora o ciberespaço, cria conteúdo digital e, principalmente, é profissional da educação ou pessoa que se preocupa com a inclusão das pessoas. Quantas são as produções digitais cuja "embalagem" é belíssima, mas em termos de acessibilidade é extremamente seletiva e exclusiva. Eu mesma já fiz alguns cursos de webdesigner e me deslumbrei com recursos que, agora, caem por terra, pois minha concepção pedagógica complementada pela temática da acessibilidade fala mais alto. Essa discussão me faz pensar sobre a necessidade e responsabilidade de nos qualificarmos para produzir conteúdo voltado para a acessibilidade no ciberespaço. Utilizarmos os quatro pilares da educação a favor do rompimento da esfera mercadológica a favor da esfera social, pedagógica e inclusiva apoiada pelas TICs.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário sobre a postagem!!!