segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

EaD: mais que uso de novas tecnologias

É inegável que a terceira geração da EaD é expressivamente favorecida pela mediação das tecnologias de informação e comunicação. Porém, o mais importante para a efetividade de qualquer modalidade educacional independente do momento histórico que a mesma se dá, é a concepção pedagógica que norteia o processo de ensino aprendizagem. Ou seja, a ideia e a postura que nós profissionais da educação temos diante de aspectos como a maneira que o sujeito aprende, os motivos e as condições que o levam a aprender, o tempo, os meios, o ambiente, as atividades etc.

Esse cenário apresentado pela emergência das novas tecnologias nos permite diversas reflexões acerca do contexto educacional, dentre elas pode-se destacar o fato de que, no que se refere a aparatos tecnológicos, os avanços são expressivos, mas quando o assunto é o docente (formação, valorização, condições de trabalho, incentivo à pesquisa etc.) é preciso reconhecer que o processo é similar a passos de tartaruga (talvez um pouco mais lento): o buraco é mais em cima.

Os avanços tecnológicos serão cada vez mais expressivos nos mais diferentes contextos. A educação não pode deixar de acompanhar essa realidade a fim de explorar o seu potencial e filtrar aquilo que realmente contribua com a aprendizagem e o desenvolvimento das pessoas. Se, como foi dito inicialmente, a efetividade depende da concepção é porque o ponto-chave está na pessoa que exerce o ofício de ensinar. Então, o que podemos fazer para evitar a "fratura social" citada por Edgar Morin (2007)?

Para complementar essa postagem, indico a leitura do artigo abaixo:

Um comentário:

  1. Gostei muito de seu blog, ele possui uma diversidade de temas e um conteúdo seleto. Parabéns
    Obs: serei mais um dos seguidores de seu blog. e tomei a liberdade de publicar em meu blog um artigo de seu.
    Prof. José Carlos
    http://projetosead.blogspot.com/

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