terça-feira, 29 de julho de 2014

"Educação do futuro terá banda larga gratuita e drones"

De acordo com a matéria, de Schuler (2014) publicada na página do Terra Educação, o uso pedagógico das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDICs - prefiro chamar assim ao invés de TICs ou NTICs) pode favorecer um futuro promissor para os processos de ensino aprendizagem.

Inovação é um termo em destaque na matéria. A palavra, apesar de parecer moda nos dias atuais, sempre foi (ou deveria ser) condição sine qua non na educação, conforme é possível perceber ao retomarmos algumas literaturas da área. Penso que é importante ressaltar que a inovação está nos processos e nas relações, enquanto que os recursos podem apoiar ou não, dependendo da condução humana.

Outro aspecto relevante na discussão é a questão do aluno enquanto centro das atenções. Acho que muitos retrocessos na história da educação se devem ao fato das polarizações. Para mim, professor e aluno são autores e atores do processo.

Também me inquieta o uso do artigo O para mencionar A EaD. No contexto educacional esses detalhes, apesar de parecerem simples, permeia a concepção pedagógica que se tem e, possivelmente, as práticas adotadas em relação aos processos de ensino-aprendizagem. Nesse sentido, acredito que falar de A Educação a Distância (e não O Ensino a Distância), é, para mim uma forma de concebê-la como modalidade que não privilegia só o ensino (professor), mas um processo chamado educação e que requer vários outros fatores que não só o ensino.

Confiram a matéria na íntegra: 
http://noticias.terra.com.br/educacao/educacao-do-futuro-tera-banda-larga-gratuita-e-drones,e8d99d1dbea67410VgnVCM4000009bcceb0aRCRD.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário sobre a postagem!!!