quinta-feira, 15 de maio de 2014

César Coll, fala sobre a influência das TICs na nova ecologia da aprendizagem

César Coll é um pesquisador espanhol que tem contribuído com discussões para o contexto educacional no que se refere a aspectos, como psicologia cognitiva e currículo escolar.

Para saber mais sobre Coll, acesse o link:

Por meio de um artigo publicado na edição de maio/2014 da Revista Nova Escola, César Coll (2014) esboça uma reflexão acerca do uso das TICs como ferramentas de apoio utilizadas nos processos de ensino-aprendizagem. O autor ressalta que, em relação ao início do século 20, as concepções e práticas relativas ao uso pedagógico desses recursos avançaram. Ainda há muito o que se fazer, mas já é possível entender que o potencial inovador das TICs está diretamente relacionado à qualidade dos processos educativos, ou seja:
(...) a chave para analisar e avaliar o impacto das TIC nos processos de ensino e aprendizagem reside no seu papel mediador das relações entre alunos, professores e conteúdo. O potencial das TIC para inovar e melhorar a Educação está na capacidade de promover novas formas de ensinar e aprender a fim de implementar processos de ensino e aprendizagem que não seriam viáveis sem as possibilidades oferecidas por elas para organizar de forma diversa a atividade conjunta de professores e alunos. Não se trata de fazer com as TIC o mesmo que se vinha fazendo sem elas. Mas analisar e rever reflexiva e criticamente o que se faz com dupla finalidade: verificar se as possibilidades oferecidas permitem que o que já é realizado seja melhorado; e averiguar se viabilizam projetar e desenvolver trabalhos distintos dos realizados habitualmente. (COLL, 2014, p. 83).
Diante disso, Coll (2014) destaca que as modernidades tecnológicas não são garantia de inovação. Processos educativos inovadores requerem mudanças de crenças, comportamentos, metodologias, relações... Vale a pena conferir o artigo na íntegra!

Para quem se interessou pelo autor e quiser conhecer um pouco mais de suas ideias, segue uma dica:

COLL, César. Psicología de la educación y práticas educativas mediadas por las tecnologias de la formación y la comunicación: una mirada constructivista.
Disponível em: virtualeduca.org/ifd/pdf/cesar-coll-separata.pdf. Acesso em 15 maio 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário sobre a postagem!!!