quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Ferramentas de apoio ao professor


Conheci o site Porvir e encontrei algumas dicas interessantes que compartilho aqui com vocês.
O Porvir organizou uma lista com 12 ferramentas em português e inglês de apoio à prática da sala de aula. Vale a pena conferir.

A rede social ajuda os professores a compartilhar material multimídia, organizar fóruns, gerir projetos educacionais, estabelecer calendário de atividades, etc.

É um aplicativo que pode ser utilizado pelo professor para gerenciar e organizar os temas de cada aula.

Criado em agosto de 2009, com a intenção de divulgar e debater o uso mídias digitais na educação, assim como experiências criativas em sala de aula. Em pouco tempo, seu conteúdo se tornou referência no aprendizado de História, do Ensino Fundamental ao Pré-Vestibular. Foi indicado pelo jornalista Ricardo Noblat, em 2009, e considerado o melhor blog de História no país, em 2010. (informações do próprio site)

Redu 
Plataforma para ensino com tecnologia, que permite criar, compartilhar e discutir conteúdos das mais diversas formas, estimulando a aprendizagem, colaboração e diversão. (informações do próprio site)

O RIVED é um programa da Secretaria de Educação a Distância - SEED, que tem por objetivo a produção de conteúdos pedagógicos digitais, na forma de objetos de aprendizagem. Tais conteúdos primam por estimular o raciocínio e o pensamento crítico dos estudantes, associando o potencial da informática às novas abordagens pedagógicas.  (informações do próprio site)

Em inglês

É uma rede social na qual o professor pode se comunicar com seus alunos por mensagens de texto, e-mail ou chat. Com ela, eles podem fazer enquetes ou até mesmo programar lembretes para os alunos. 

A ferramenta, desenvolvida pela Microsoft, ajuda na preparação de exercícios variados dentro de uma mesma matéria. O professor cria, por exemplo, um modelo de problema que os alunos precisam resolver e, automaticamente, a ferramenta gera uma série de exercícios que seguem a mesma lógica e o mesmo nível de dificuldade. (OBS: permite selecionar o idioma)
O aplicativo, disponível para download no iTunes, transforma o iPad do professor em uma lousa digital gravável. Por meio dele, é possível criar vídeos, trabalhar animações, gerar gráficos e desenhos ilustrativos que podem ir do recorte de um vulcão em erupção até uma estrutura de DNA.
A plataforma reúne gratuitamente recursos como publicações, planos de aulas, vídeos, listas de livros e outras dicas que auxiliam os educadores a encontrar melhores formas de trabalhar a história com seus alunos e, especialmente, a lidar com temas relacionados à injustiça.
O professor pode encontrar diferentes conteúdos – divididos por níveis de escolaridade (da educação infantil ao ensino superior) e organizados por meio de comunidades (arte, música, teatro, educação especial e outros). A plataforma reúne ferramentas e recursos como dicas, conferências, vídeos, depoimentos, grupos e blog por áreas temáticas.
A plataforma oferece recursos gratuitos em vídeos que orientam o professor a aprimorar técnicas para o ensino de matemática (do ensino fundamental ao nível superior), língua inglesa e artes. Os professores também podem baixar slides com conteúdos ou aprender como criar calendários para gerenciar suas atividades. 

A plataforma é uma espécie de “mercado aberto” que permite aos professores encontrarem gratuitamente, comprar ou vender recursos educacionais entre si. Os materiais são diferenciados por níveis de escolaridade e disciplinas específicas.

Vocês conhecem mais algum? Compartilhem conosco!!!
Fonte: Porvir

Um comentário:

  1. Obrigada pela visita Luigi! Fico feliz por ter gostado do blog.
    Quanto ao site mencionado, não conheço.

    Att.
    Denise

    ResponderExcluir

Deixe aqui o seu comentário sobre a postagem!!!