quinta-feira, 24 de março de 2011

Tutoria: um bem necessário, mas...

Tutoria... Palavra em evidência quando o assunto é EaD. Seria esta evidência fruto do papel que o tutor desempenha na mediação pedagógica de um curso a distância? Ou seria por conta da identidade "tapa buraco" que querem que aqueles que exercem essa função assumam? Talvez as duas e mais outras questões que estão por trás de um sistema educacional que faz uso de diferentes nomes para dar sentido a falta de reconhecimento, de oportunidade, de remuneração, valorização. Pensemos aqui no sistema Universidade Aberta do Brasil.

O que dizer daquele que, na prática, planeja, medeia, acompanha, esclarece, avalia, interage, dedica tempo, trabalha com e para o aluno, qualifica-se constantemente... E ao mesmo tempo é tratado apenas como um "bolsista" que deve cumprir prazos, não fazer compromisso o valor simbólico sem dia certo para chegar etc. etc. etc... Tutor, tutor, tutor... Generalista? Será isso possível? São tantas reticências!

Acho que nem a polêmica meritocracia chega por aqui.O fato é que quem exerce tal função, sabe muito bem o peso e a relevância da mesma. Sabe o quanto temos que fazer para nos mantermos nessa caminhada. Que identidade é essa que o nosso sistema público de ensino que nos enfiar garganta abaixo? Não somos professores?

Acredito que a reportagem de capa da edição de março/2011 da Revista EaD Tutor ajuda a entender um pouco de tal indignação expressa neste post. Vale a pena conferir também outras reportagens como a entrevista com Profa Denise, coordenadora da UAB-UFSCar e presidente do fórum dos coordenadores da UAB; e até um tutorial ensinando a criar podcast. Acessem e confiram estas e outras clicando no link abaixo:


Algo a opinar? Fique à vontade!

Um comentário:

  1. Olá passei para conhecer seu blog ele é not°10, show, espetacular, muito maneiro com excelente conteúdo você fez um ótimo trabalho desejo muito sucesso em sua caminhada e objetivo no seu Hiper blog e que DEUS ilimine seus caminhos e da sua família
    Um grande abraço e tudo de bom

    ResponderExcluir

Deixe aqui o seu comentário sobre a postagem!!!