domingo, 21 de março de 2010

Você sabe o que é Meritocracia?

Recebi um e-mail da Tyciane da RP 2.0 do Insper Instituto de Ensino e Pesquisa sobre pesquisa publicada no jornal Brasil Econômico que fala sobre Meritocracia. Vocês sabem o que significa esta palavra? Qual sua opinião sobre Meritocracia.
Veja abaixo a reportagem que foi publicada. Ao final da leitura deixe seus comentários e opiniões sobre o assunto.

Meritocracia começa a superar preconceitos

Fonte: Brasil Econômico

Para muitos a implantação de um sistema que valorize a meritocracia entre os profissionais da educação é um importante passo no caminho da evolução. Por meio dela seria possível criar mecanismos mais eficientes de avaliação de resultados e, assim, reconhecer e valorizar os melhores profissionais.

"A meritocracia nas escolas ainda é multo rara, é uma palavra que causa arrepios", diz Ilona Becskeházy, diretora executiva da Fundação Lemann. "Colégios que adotam a meritocracia abertamente' como o Bandeirantes, em São Paulo, sofrem preconceito." Parallona, provas como o Enem (aplicada pelo governo federal para avaliar o ensino médio), quando realizadas com regras claras e transparência, se tomam um incentivo às instituições com cultura meritocrática, A medida que é possível comparar as notas, escolas se sentem motivadas a ter melhores resultados. O governo do estado de São Paulo é um dos pioneiros no pais na implementação de sistemas diferenciados de remuneração na educação. Por meio do programa Bônus por Resultado, equlpes que superarem as metas estabelecidas para cada escola podem receber até 2,9 salários extras por ano. Já com o programa Valorização pelo Mérito, 20% dos professores que cumprirem regras de promoção e tenham notas mínimas em avaliações anuais podem ter seus salários aumentados e, em certos casos, até quadruplicados.

"O preconceito contra a meritocracia vem sendo gradualmente vencido. Temos pesquisas de opinião que indicam apoio dos pais", diz o secretário de Estado da Educação, Paulo Renato Souza. Segundo ele, 196 mil profissionais já foram beneficiados pelo bônus nas escolas paulistas. No entanto, a iniciativa enfrenta resistência nos sindicatos dos professores. "Por que há bônus para somente 20% dos professores, e não para todos?", questiona Maria Izabel Noronha, presidente da Apeoesp (Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo) e membro do Conselho Nacional de Educação.

As regras do funcionalismo público, criadas para evitar interferências políticas com mudanças de mandatos, acabaram se tornando uma barreira para mudanças profundas na educação. "Todos os sistemas de gestão esbarram no corporativismo. E a legislação beneficia o corporativismo que não muda em função do corporativismo", diz Eduardo Andrade, professor do Insper.

Defensor da meritocracia, ele avalia que "um diretor deveria ter autonomia de administrar a escola, montar a equipe e também responder pela falta de resultados". Andrade ressalta a importância de serem criados meios eficazes de avaliação para evitar distorções. "Na cidade de Chicago (EUA), professores eram remunerados em função das notas dos alunos até que se descobriu que os professores estavam passando cola para os próprios alunos para aumentar as notas. Incentivos incorretos geram distorções", diz.

--

6 comentários:

  1. A meritocracia não atende as necessidades da escola pública...
    Realça os problemas da escola pública, discrimina, culpabiliza e precariza a situação profissional dos professores que não tem condições de evoluirem ( mesmo o governo de SP sabendo que todos tem interesse em cursos de atualização e por consequente evolução profissional ). Discutir políticas para a escola pública!!! Esses professores precisam ser ouvidos e apoiados pois escrevem no quadro NEGRO com o próprio sangue. Vamos combinar... Visitemos uma escola pública, das periferias ou não, desse imenso Estado (SP) e vamos entender melhor o que acontece com nossos queridos mestres no dia a dia.

    *Sou filho da escola pública brasileira, professor de escola pública a 12 anos, especialista em educação e adoro o que faço.Vamos fazer escola pública juntos?

    ResponderExcluir
  2. O QUE É ISSO?????? N ENTENDI.....

    ResponderExcluir
  3. Olá a todos...
    Sinto informar que o texto e o primeiro comentário acima não respodei a pergunta "O que é Meritogracia?" e sim "O uso da Meritocracia nas escolas". Aguardo uma explicação de meritocracia!!!

    ResponderExcluir
  4. Olá a Todos!!!

    Sugiro que leiao a pagina 747 do dicionário juridico de Bobbio, já vocs terão a definição^de meritocracia que procuram.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  5. De acordo com o Dicionário Priberam da Língua Portuguesa(http://www.priberam.pt/dlpo/Default.aspx), segue o significado de meritocracia

    meritocracia
    (mérito + -cracia)
    s. f.
    1. [Sociologia] Forma de liderança que se baseia no mérito, nas capacidades e nas realizações alcançadas, em detrimento da posição social.
    2. Sistema social onde se pratica esse tipo de liderança.
    3. Grupo de líderes pertencentes a esse sistema.

    Espero ter ajudado.
    Denise Faria

    ResponderExcluir

Deixe aqui o seu comentário sobre a postagem!!!