segunda-feira, 20 de junho de 2011

IX Congresso Internacional de Tecnologia na Educação

O IX Congresso Internacional de Tecnologia na Educação é realizado pelo Sistema Fecomércio/Senac/Sesc–PE, acreditando que a formação continuada dos professores faz a verdadeira e grande diferença na construção do  conhecimento dos alunos.

O evento foi iniciado há 16 anos como seminário e transformou-se no maior congresso educacional do Brasil. Reúne milhares de educadores que buscam um fazer pedagógico diferenciado que foca nas competências e habilidades que o mundo real precisa. O tema central deste ano é "Educação, Tecnologia e Responsabilidade Social". Confiram no site - IX Congresso Internacional de Tecnologia na Educação.

Tema: Educação, tecnologia e responsabilidade social
Período: 28 a 30 de setembro de 2011
Local: Centro de Convenções de Pernambuco

Obs.: Caso alguém for participar, compartilhe o evento conosco.

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Tecnologias Assistivas (TAs): urgentes e necessárias

Estou realizando um curso a distândia, de formação continuada para professores, de TICs acessíveis. O mesmo é ministrado por uma equipe de profissionais da UFRGS. Tem sido uma experiência que tem somado ao meu ofício, bem como ao meu crescimento pessoal. Confesso que tenho me deparado com certas dificuldades com relação a algumas atividades de campo em virtude de limitações burocráticas que permeiam as paredes das escolas. Porém, tais obstáculos não afetam a minha continuidade do curso e nem mesmo a relevância do mesmo para mim.

Assim como a minha postagem anterior, essa também é resultado e reflexão de uma das atividades que realizei no curso em questão. No momento quero socializar algumas fontes que foram exploradas sobre acessibilidade na web. Nos foi apresentado o site www.acessodigital.net, no qual tivemos o prazer de tomar conhecimento do vídeo "Acessibilidade Web: Custo ou Benefício?". Nos foi apresentado também dois sites que são programados para realizar uma avaliação automática de outros sites com relação à acessibilidade de PNEs: www.dasilva.org.br e www.sidar.org/hera.

Especificamente sobre o vídeo, conforme intervenção que realizei no fórum do curso, é uma abordagem que afeta e faz refletir quem explora o ciberespaço, cria conteúdo digital e, principalmente, é profissional da educação ou pessoa que se preocupa com a inclusão das pessoas. Quantas são as produções digitais cuja "embalagem" é belíssima, mas em termos de acessibilidade é extremamente seletiva e exclusiva. Eu mesma já fiz alguns cursos de webdesigner e me deslumbrei com recursos que, agora, caem por terra, pois minha concepção pedagógica complementada pela temática da acessibilidade fala mais alto. Essa discussão me faz pensar sobre a necessidade e responsabilidade de nos qualificarmos para produzir conteúdo voltado para a acessibilidade no ciberespaço. Utilizarmos os quatro pilares da educação a favor do rompimento da esfera mercadológica a favor da esfera social, pedagógica e inclusiva apoiada pelas TICs.

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Informática na Educação Especial

Enquanto agentes de formação, transformação e inclusão... Nós, profissionais da educação, temos o dever de enxergar e explorar toda e qualquer possibilidade de proporcionar aos educandos, indipendente de suas particularidades e/ou limitações, uma vida melhor. Para quem ainda se limita em focar apenas os postos negativos da modernidade tecnológica, eis um exemplo da possibilidade de utilizarmos essa realidade a favor da educação: Núcleo de Informática na Educação Especial (NIEE - UFRGS).
Uma recomendação que pode ser utilizada como exemplo dessa capacidade de romper limitações pré-conceituosas com relação a diversos aspectos. Acessem e confiram produções de alunos, links, eventos, entre outros tópicos voltados para o processo de ensino aprendizagem de PNEs apoiados pelo uso das TICs.